booboo

Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Compartilhe Ideias para ter uma Boa Ideia

Ideias compartilhadas se tornam ideias melhores

Já teve alguma ideia que você achou sensacional, mas que achou tão ilusória e difícil de colocar em prática que acabou desistindo dela? Isso acontece comigo. Com que frequência? Todo o tempo.

Comigo acontece principalmente que tenho uma ideia e não consigo conclui-la. Elas geralmente saem como pessoas sem cérebros, ou seja, falta um elemento essencial para que elas ganhem vida e virem realidade.


Mas dificilmente teremos ideias completas tão geniais sozinhos, sem querer menosprezar a genialidade de ninguém. Acontece que precisamos compartilhar nossas ideias com outras pessoas que confiamos para amadurecê-las (não as pessoas, as ideias).

Se você acha que sua ideia não se completa, será que não é meio insensato compartilhar uma coisa sem pés ou sem cabeça?  Não é como dar um cofre cheio de dinheiro e não dizer a combinação para abri-lo? Era o que eu pensava. Mas mudei meu comportamento de forma a compartilhar as ideias, mesmo incompletas. Eu acho que isso pode ser mais precisamente comparado a pedir ajuda de outros para achar a combinação certa para abrir o cofre.

Às vezes pode parecer muita ilusão, mas se não dermos início a nenhuma das ilusões, certamente não teremos êxito em nenhuma. Foi o que eu disse para a Ana Carolina recentemente com relação aos novos projetos que teremos para o Letras UFABC e Os Retóricos.

Outras vezes temos ideias absolutamente incríveis, sobre como fazer uma coisa mais rápido, por exemplo, e aí pensamos: "Preciso manter isso em segredo, senão vão roubar de mim!". Eu também pensava assim, até mudar meu comportamento, como eu disse, e perceber que eu estava certo. Às vezes pessoas passam a fazer coisas de uma forma que nós descobrimos como fazer e quem leva créditos por isso são elas.

No entanto, na maioria das vezes, outros não copiam, mas sim contribuem: dizer nossas ideias a outros, nos permite coletar feedbacks, melhorando-as ainda mais ;

Claro que se sua ideia for extremamente brilhante, vai mudar o planeta num instante, fazer uma revolução completa, e você sentir isso, patenteie-a antes de compartilhar com o mundo. Via de regra, use os amigos em que confia para o gratificante trabalho de ouvir/guardar/melhorar/praticar suas ideias.

Compartilhar as ideias com os outros, faz com que outros se aproximem de nós, muitas vezes nos garantindo boas amizades e bons projetos para o futuro. Se formos egoístas vamos perecer em nosso mundinho que pode estar cheio de ricas percepções intelectuais, projetos, planos, e intenções, e jogar tudo isso no lixo.

Escrever e meditar sobre cada ideia que nós temos é o primeiro passo para que tenhamos pelo menos uma que se sobressaia. É, inclusive, a dica dada pelo Positivity Blog. Ele menciona que Thomas Edison teve milhares de ideias e patentes, mas poucas delas são usadas e lembradas até hoje, porque elas se destacaram. Se nós tivermos medo de seguir adiante com as nossas, obviamente o êxito será nulo.

Então, fica a dica: exercite sua mente, tenha ideias! Não tenha medo de ser altruísta, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário